domingo, 4 de janeiro de 2009

E quando eu crescer quero ser ..

Não, eu não quero ser grande . Não é porque não quero ser alta, mas porque nessa altura do campeonato, não cresço mais. E o jeito é ficar feliz com meu 1,60m. Bom, estou falando é de carreira. O que eu quero fazer para o resto da minha vida ou não. Quando criança já quis ser uma Power Ranger (ignorem), lutadora de karatê (nem comento), veterinária, paleontóloga (o que Jurassic Park não faz com a gente), trabalhar como policial na unidade de vítimas especiais ou na Polícia Civil .. Até o dia que eu decidi ser médica. Não sei se por influência da minha prima, ou por realmente gostar do corpo humano. Acho ele magnífico. É uma máquina perfeita que me deixa maravilhada. Dentro das áreas da medicina já quis fazer toxicologia, oncologia, medicina diagnóstica, infectologia .. mas a que mais me fascina e a que eu quero me dedicar é a medicina legal. 99,9% das pessoas têm certeza que eu sou louca. Minha mãe reza para que eu mude de idéia. Minha prima que é médica, fala que ainda vai me fazer mudar de área. Meus tios não comentam nada, apenas ficam calados. Meus amigos me apoiam, apesar de também acharem que eu sou louca.

O médico legista é o profissional que trabalha com a medicina legal, aplicando conceitos técnicos-científicos da medicina à causas legais e jurídicas. Ele é responsável por fazer o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito, e elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, etc. No caso de vítimas mortas, o legista examina o cadáver e os ferimentos, elaborando laudo que possa auxiliar na investigação do crime. A partir dele é possível descobrir a arma utilizada no crime, se houve requintes de crueldade, as características do criminoso.

É, para ser médica-legista precisa ter muita responsabilidade, capacidade de observação, raciocínio lógico, capacidade de lidar com as pessoas e, pricipalmente, muuuuita coragem !
Não é uma profissão que qualquer um consegue aguentar. É triste, é necessário ser frio. Tem que ter uma cabeça muito boa, pois o que é visto lá é de assustar e deixar qualquer um traumatizado. Sinceramente, não sei se vou ter estômago e coragem suficientes, só o tempo dirá. Mas é o que eu realmente quero, e eu vou lutar por isso. O salário, bom, não é lá grandes coisas não: o salário inicial é entre 2.250 e 2.500,00 e o salário após dez anos é entre 5.000 e 6.000,00, para quem alcança o topo da carreira . Agora que eu provavelmente não vou ser forte o bastante para fazer, será uma exumação (remoção do cadáver da sepultura). É preciso mais do que coragem para fazer isso. Mas se eu não der conta do recado, vou ser perita criminal ! Eu realmente tenho uma paixão por essas áreas. Gosto de desvendar mistérios, de falar por quem já não está mais aqui. É o que eu quero fazer. O que vale mais a pena é saber que o meu trabalho vai poder dar pistas importantes para esclarecer crimes.

4 comentários:

  1. Não te acho louca!
    haushauhsuas...Pq se vc for, eu sou tb!
    A gnt ainda vai abrir uma clínica juntas!
    =)

    ResponderExcluir
  2. pois é amiga ! rsrsrs
    nossa clinica tem qe ser aberta heein?!
    =))

    ResponderExcluir
  3. Que historia bacana!!! Parabéns!!!
    Tbém naum te acho louca, rs.
    Tenho um grande interesse em medicina legal e psicologia. Quero ser psicologa e médica legista.

    ResponderExcluir
  4. Não te acho louca [3]
    mto bacana a profissão, pra fazer isso tem q gostar...
    Eu não optaria por está carreira, pq sou mto mole, mas se vc gosta dessas coisas, aco q vc tem q ir fundo. (:

    ResponderExcluir